All for Joomla All for Webmasters

logo

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Você sabe a diferença entre poesia, poema, verso e estrofe?

Dia Nacional da Poesia 2A literatura Brasileira é fantástica. Muitos são os nossos poetas, pensadores, escritores, críticos literários e amantes das letras. Nessa linha de pesquisa, hoje resolvi falar um pouco da diferença entre POESIA E POEMA.

Pesquisando um pouco sobre esse assunto, cheguei a seguinte conclusão; Poema: é um tipo textual que possui uma estrutura definida com versos e estrofes, enquanto a poesia é qualquer tipo de produção artística que envolva a criatividade e provoque emoção, podendo estar em paisagens, objetos, pinturas e fotografias, frases, músicas, sons, atuações e textos diversos.

Poesia: vem do grego poiesis, poesia, no sentido etimológico, significa “produção artística” ou ainda “criar” e “fazer”. Essa, portanto, está presente não apenas em poemas, mas também em objetos, paisagens e outras formas de expressão.

As poesias são caracterizadas pela utilização de recursos para expressar a linguagem de forma especial e diferente do normal, e provoca diversos efeitos de sentido naqueles que recebem a mensagem. É esta forma de escrita que é responsável por dar sentimento ao conteúdo descrito pelas palavras em obras. Graças à ela, os textos possuem emoções e transpassam aos leitores. Dentre os recursos usados para causar efeitos e sensações em quem está lendo, estão os recursos sonoros, como por exemplo o ritmo, a rima, a aliteração, entre outros, e o uso da linguagem para sugerir imagens, como as metáforas e as personificações, por exemplo.

Estrofe:

       Uma estrofe é como chamamos cada uma das seções que constituem um poema. Esse é formado por alguns versos, e as estrofes são separadas em um poema por uma linha em branco.

Verso:

      Verso é como chamamos cada uma das linhas que compõe um poema, independentemente de estarem agrupadas ou não. Também chamamos de verso a forma de escrita que não é a prosa.

      É por isso que sou apaixonado pela poesia popular. Sou um amante dos livros, do cordel, das histórias orais do nosso povo e do encanto das boas conversas de contadores de histórias.

       As nossas feiras são os pontos de encontro de muita gente que circulando vai aprendendo com o vai e vai da vida e seus ensinamentos.