All for Joomla All for Webmasters

logo

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Aprendendo com a Cultura

cultura popularPor Hérlon Cavalcanti

A força da cultura popular está na essência do seu povo. Nossa Cidade é um berço de artistas de diversos seguimentos, verdadeiros garimpeiros do tempo, grandes fazedores de sonhos. Por aqui muitos construíram sua história e deixaram um legado que perpetua por diversas gerações.

O tempo é o senhor do meu destino, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente; já dizia o poeta Mineiro,Carlos Drummond de Andrade.

É nessa peleja boa entre o tempo, os costumes, as tradições, a modernidade e a vida, que hoje vamos retratar um pouco as tantas variações de se fazer, pensar e consumir arte e cultura em nosso país.

Existem varias formas de dialogar com a cultura. Segundo o pesquisador Luiz da Câmara Cascudo em seu livro vaqueiros e cantadores, Cultura é um conjunto de coisas aprendidas, ou seja, nós aprendemos a cultivar cada pedacinho de arte, isso depende da nossa formação humana, do convívio familiar que vai desde os primeiros passos até as novas descobertas. Digo sempre que, nossa formação cultural está nos livros que gostamos de ler, nas musicas de escutamos, nos filmes que assistimos nos amigos que construímos ao longo da vida, na nossa ética, e no caráter que construímos para enfrentar a sociedade e seus desafios.

Alguns pesquisadores relatam algumas variações sobre a cultura.

Cultura popular; manifestação espontânea - Literatura, folclore, música, dança, poesia, arte. Ou seja, tudo que vem do povo e se constrói na pureza do nascer e viver.

Cultura erudita;  é o conjunto de produtos culturais, principalmente artísticos, realizados por meio de grande apuro técnico, levando em conta a tradição e a beleza.

Cultura de massa; que também se confunde com a cultura popular. Suas atitudes são os fenômenos adotados como preferidas. Exemplo são as grandes festas que reúnem um número maior de pessoas que se identificam com aquele tipo de estilo de musica, dança etc. 

Cultura punk; variações de etilos, ou seja, de tribos urbanas que criam novas formas de movimentações, que quebram preconceitos da sociedade e suas normas. A cultura mais denunciadora, pensativa e reflexiva. O cinema, as artes plásticas, a poesia concretista são algumas das suas formas de pensar o outro para o mundo mais critico e participativo.

Está na hora de olharmos no retrovisor do tempo e enxergar as mudanças indo além da força e da coragem no nosso povo. Cultura não pode ser vista pelos poderes públicos como gasto e sim como investimento constante.