Golpe do INSS: Links falsos são usados para roubar dados de segurados
01/05/2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando aposentados e pensionistas sobre uma tentativa de golpe relacionada a descontos indevidos de mensalidades associativas. Os golpistas estão enviando links fraudulentos pelas redes sociais, solicitando o número do CPF para supostamente permitir consultas e saques de indenização. Essa é mais uma tentativa de fraude que visa obter informações pessoais e financeiras dos beneficiários.
Para verificar se houve desconto indevido de mensalidade associativa, os beneficiários podem acessar o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo. Basta fazer login com usuário e senha, clicar em "Consultar Benefício" e, em seguida, em "Extrato de Pagamento". No extrato, é possível visualizar os descontos realizados, incluindo os valores de mensalidades associativas, se houver.
Os descontos feitos em abril ficarão retidos e serão devolvidos na folha de pagamento de maio, que vai de 26 de maio a 6 de junho. Já os descontos anteriores a abril serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de ressarcimento. A AGU irá analisar os casos e determinar como os beneficiários serão ressarcidos dos valores descontados indevidamente.
É fundamental que os beneficiários do INSS estejam atentos a essas tentativas de golpe e não forneçam informações pessoais ou financeiras a desconhecidos. A recomendação é sempre acessar os canais oficiais do INSS para obter informações seguras e evitar cair em armadilhas de golpistas.