All for Joomla All for Webmasters

logo

 

12104696 D25C 4232 80FE 961C7B66D8E3

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Caruaru completa um ano sem feminicídios e reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher

29/04/2025

0cb5eb7c 95c9 49e4 b9ca 306f659a552a

A Capital do Agreste celebrou um importante marco, nesta segunda-feira (28), no enfrentamento à violência de gênero: há um ano o município não registra casos de feminicídio. Para marcar a data e reforçar o compromisso com a proteção às mulheres, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), realizou uma Blitz com apoio de entidades parceiras e forças de segurança.

A ação foi realizada na Avenida Portugal, no bairro Universitário, em frente ao banco vermelho — símbolo internacional da luta contra a violência de gênero. Participaram da mobilização equipes da Secretaria da Mulher, da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ).

Para a delegada da Mulher de Caruaru, Érica Feitosa, o momento é de celebração, mas também de reforço do compromisso com o combate diário à violência.
“É importante para Caruaru comemorar um ano sem feminicídio. Vivemos em uma cidade que ainda carrega traços de uma cultura machista e, infelizmente, convivemos com casos de violência contra a mulher. Esse resultado mostra que o trabalho vem surtindo efeito. Ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, afirmou.

O município se destaca nacionalmente por iniciativas pioneiras, como o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), que assegura o cumprimento de medidas protetivas em até 48 horas, fortalecendo a rede de proteção às vítimas.

Além disso, o Centro de Referência da Mulher (CRM) oferece atendimento especializado 24 horas, em parceria com as forças de segurança locais, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização e a defesa da vida das mulheres caruaruenses.

“Celebrar 12 meses sem feminicídios é um marco significativo para Caruaru. Porém, mais importante do que a comemoração é a consciência de que o enfrentamento à violência contra a mulher exige trabalho permanente e integrado. Todos os dias atuamos para salvar vidas e garantir que a nossa rede de proteção esteja acessível a todas as mulheres que precisam de apoio”, destacou a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.

Foto: Jorge Farias