Caruaru completa um ano sem feminicídios e reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher
29/04/2025
A Capital do Agreste celebrou um importante marco, nesta segunda-feira (28), no enfrentamento à violência de gênero: há um ano o município não registra casos de feminicídio. Para marcar a data e reforçar o compromisso com a proteção às mulheres, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), realizou uma Blitz com apoio de entidades parceiras e forças de segurança.
A ação foi realizada na Avenida Portugal, no bairro Universitário, em frente ao banco vermelho — símbolo internacional da luta contra a violência de gênero. Participaram da mobilização equipes da Secretaria da Mulher, da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ).
Para a delegada da Mulher de Caruaru, Érica Feitosa, o momento é de celebração, mas também de reforço do compromisso com o combate diário à violência.
“É importante para Caruaru comemorar um ano sem feminicídio. Vivemos em uma cidade que ainda carrega traços de uma cultura machista e, infelizmente, convivemos com casos de violência contra a mulher. Esse resultado mostra que o trabalho vem surtindo efeito. Ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, afirmou.
O município se destaca nacionalmente por iniciativas pioneiras, como o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), que assegura o cumprimento de medidas protetivas em até 48 horas, fortalecendo a rede de proteção às vítimas.
Além disso, o Centro de Referência da Mulher (CRM) oferece atendimento especializado 24 horas, em parceria com as forças de segurança locais, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização e a defesa da vida das mulheres caruaruenses.
“Celebrar 12 meses sem feminicídios é um marco significativo para Caruaru. Porém, mais importante do que a comemoração é a consciência de que o enfrentamento à violência contra a mulher exige trabalho permanente e integrado. Todos os dias atuamos para salvar vidas e garantir que a nossa rede de proteção esteja acessível a todas as mulheres que precisam de apoio”, destacou a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.
Foto: Jorge Farias