Pernambuco lança programa com 200 vagas para acolhimento de usuários de drogas
28/04/2025
O Governo de Pernambuco lançou o programa Nova História, uma iniciativa que visa financiar o acolhimento de 200 pessoas usuárias de drogas em situação de vulnerabilidade social.
Destinado a organizações da sociedade civil que trabalham com acolhimento de pessoas usuárias de drogas, o programa oferece apoio financeiro para fortalecer e ampliar a atuação dessas organizações.
O investimento anual previsto é de R$ 3,6 milhões, equivalente a R$ 1.500,00 por pessoa ao mês, e já está assegurado no orçamento. Segundo a governadora Raquel Lyra, o programa vai fortalecer e ampliar a atuação das organizações sociais.
O secretário executivo de Políticas sobre Drogas da SAS, Yury Ribeiro, destacou que a ação representa um marco na política sobre drogas do estado, reconhecendo e investindo no trabalho essencial das comunidades terapêuticas e instituições de acolhimento da sociedade civil.
O programa Nova História complementa as ações estaduais sobre drogas, como o Programa Atitude, e foca em parcerias com instituições civis para acolhimento humanizado e reinserção social, com monitoramento da SAS. As comunidades terapêuticas e instituições interessadas podem acessar o Edital de Credenciamento no site da Secretaria de Administração, através do link: www.sad.pe.gov.br.
Foto: Vinícius Lins