Morre o papa Francisco, líder que quebrou paradigmas e se destacou como voz do diálogo e da inclusão
21/04/2025
Um dos papas mais carismáticos da história recente, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos. Francisco havia ficado internado por 38 dias, desde o dia 14 de fevereiro, no hospital Gemelli, em Roma, em virtude de uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral.
No domingo (21), visivelmente debilitado, o Pontífice chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos.
Eleito em março de 2013, seu papado foi marcado por uma abordagem pastoral centrada na inclusão social, justiça e humildade.
Francisco destacou-se por sua crítica ao capitalismo desenfreado, defesa dos migrantes, combate aos abusos sexuais na Igreja e compromisso com o meio ambiente, expressos em documentos como a encíclica Laudato si’.