All for Joomla All for Webmasters

logo

 

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Justiça suspende aumento da conta de energia em Pernambuco

conta de energiaA partir deste domingo (29), as contas de energia de Pernambuco seriam reajustadas. No entanto, o aumento médio de 8,89% foi suspenso pela 3ª Vara da Justiça de Pernambuco. Para consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, o acréscimo era de 8,47%. Para indústrias atendidas em alta tensão, seria de 9,9%.

Na decisão, o juiz Frederico José Pinto de Azevedo reconheceu apenas o reajuste de 3%, equivalente ao acumulado da inflação em 2017. "A Justiça entendeu a nossa preocupação e o abuso do reajuste, quase três vezes maior que a inflação. Precisamos manter-nos atentos, pois os brasileiros, em particular, os pernambucanos, não aguentam mais tantos reajustes".

O magistrado intimou a Celpe e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  para apresentar as razões para o aumento em um prazo de 10 dias. "No decorrer desse prazo, e até posterior decisão deste juízo Federal, considerando a razoabilidade e o forte impacto sobre a sociedade pernambucana, determino que o reajuste seja restrito ao percentual da inflação de 2017, medido pelo índice oficial apresentado pelo IBGE (IPCA)", determinou.